Pré e Pós Operatório de Cirurgia Plástica
Atendimento Pré e Pós Operatório
A fisioterapia tem um papel vital na otimização dos resultados para os pacientes de cirurgia plástica.
A importância dos tratamentos pré e pós-operatórios em cirurgias tomam proporções cada dia maiores, fazendo com que haja uma união entre médicos e fisioterapeutas.
A nossa conduta tanto no pré como no pós operatório é sempre tratar individualmente, pois o mesmo encontra-se sob conduta médica pós-cirurgica. O papel do fisioterapeuta tem início no pré – operatório, visando uma recuperação cirúrgica mais rápida, eficiente e funcional.
O fisioterapeuta poderá avaliar vários fatores que estejam relacionados à disfunção estética, dentre eles retrações musculares, deformidades articulares, desvios posturais que levam a alguma alteração estética e funcional. Também é importante a observação da manutenção de mobilidade articular e muscular, permitindo melhores condições de circulação sanguínea e linfática.
Além de preparar a pele; músculos; postura; orientações gerais como posicionamento no leito; respiração, entre outros.
Os recursos fisioterapêuticos, quando bem utilizados, podem diminuir o tempo de repouso, restaurar a funcionalidade e acelerar a recuperação, prevenindo a formação de aderências, principal agravante no PO, pois estas aderências impedem o fluxo normal de sangue e linfa, aumentando ainda mais o quadro edematoso.
Baseando-se nos estágios do processo de inflamação e reparo, o fisioterapeuta poderá traçar um programa de tratamento eficaz, observando sempre as características clínicas apresentadas pelo paciente, acompanhando a evolução do processo cicatricial de maneira individualizada.